sábado, 5 de outubro de 2013

Disfunções alimentares X Alimentação saudável



O objetivo desse trabalho realizado pelo 8°ano era esclarecer o que é um transtorno alimentar e incentivar a todos a terem uma alimentação mais saudável.
Considera-se uma disfunção ou um transtorno alimentar  qualquer alteração relacionada à alimentação de alguém. Esta alteração pode ser devida a fatores metabólicos ou psicológicos. A faixa etária mais atingida é a adolescência, tanto devido às adaptações sofridas no corpo quanto a fatores sociais e emocionais envolvendo a convivência na família, na escola, no trabalho, etc. Porém, outras faixas etárias também são atingidas pelas mesmas doenças.
As disfunções alimentares ganharam maior destaque na mídia e conhecimento popular por conta de casos de adolescentes que, sem controle alimentar, tiveram sérios problemas de saúde, chegando até a haver casos de morte. As disfunções mais conhecidas são: a bulimia e a anorexia. Vejamos em que consiste cada uma delas:
Anorexia e Bulimia
A anorexia é frequentemente associada à bulimia, podendo ocorrerem ao mesmo tempo em um indivíduo. A bulimia apresenta sintomas similares aos da anorexia e é ainda mais comum, podendo atingir 1 em 4 adolescentes (moderadamente).
Estes distúrbios alimentares vem de uma insatisfação com a aparência física. A pessoa enxerga-se sempre como se estivesse acima do peso, o que a torna dependente de uma vida com privações, em busca de atingir o peso ideal. Ambos tem natureza psicológica e devem ser tratados ao mesmo tempo por um médico especialista e um psicólogo.
Obesidade
É um distúrbio caracterizado pelo excesso de peso no indivíduo. Este, alimentando-se indiscriminadamente, adquire um peso muito acima do previsto para a sua altura, idade e sexo e desenvolve, a partir daí, outras complicações na sua saúde física e mental como: altas taxas de colesterol e glicose no sangue, problemas de circulação, cardíacos e respiratórios, baixa auto-estima, depressão, etc.
Cuidando da alimentação
Uma dieta balanceada aliada à prática regular de exercícios físicos garantem um corpo saudável e um bom funcionamento do organismo. A ingestão de nutrientes durante todas as refeições do dia é importante, inclusive, na prevenção de doenças, e doenças graves, como o câncer, por exemplo.
Então vamos todos cuidar da alimentação!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário